terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Engenharia que faz mágica - Nova Ferrari F60

Essa foi enviada pelo nosso amigo piloto Germano .

O Ferrari F60 é por regulamento mais longo que o F2008. Mas Felipe Massa qualificou-o como “muito, muito pequeno”.
Os penduricalhos aerodonâmicos foram proibidos. Mas vários deles estão no carro, todos dentro do regulamento. Como pode?

Olhando o aerofólio traseiro, vê-se a chave do enigma do comprimento. Duas aletas, que encumpridam o carro, para atender ao regulamento.


Olhando para os retrovisores, se vê que eles são agoras sustentados por baixo, por uma haste que também serve para direcionar o fluxo de ar. E a palavra chave é “também”.



A Ferrari levantou o bico e aumentou muito a entrada de ar pela frente.


É bem diferente do modelo do ano passado…



E estreitou muito a traseira, deixando o corpo do carro com um formato de coração e deixando o assoalho muito mais à mostra, lembrando um degrau de bonde (veja a primeira foto).
Encontrar soluções que estejam dentro das brechas do regulamento é mais do que uma arte. É quase uma mágica.

LI também que nesse carro algumas aletas podem ser controladas pelo piloto. O que falta fazer?
Voar não pode, pois o regulamento proíbe expressamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário