quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Dicas de Pilotagem

Com a data da primeira corrida no Kartódromo da Granja Viana, acho que uma dica não vai fazer mal a ninguem, certo?
Lembrando que se estiver chovendo como todos dizem que vai estar, todo cuidado é pouco, veja a foto abaixo como o asfalto emborrachado fica com a chuva.....
A pilotagem deve ser o mais suave possível, evitando movimentos bruscos. Para isso é necessário memorizar bem o circuito. Durante as curvas, evite fazer correções na trajetória. Procure andar de forma limpa, uniforme. O traçado deve ser o mais "retilíneo" possível, reduzindo ao máximo a força centrípeta (aumento do raio), podendo-se assim aumentar-se à velocidade. O ponto de aceleração e de freada depende de cada curva, mas basicamente deve-se frear antes de começar a fazer a curva para evitar que o kart solte. O ponto ideal de aceleração é no centro da curva.
Tangente é a menor distância entre dois pontos de uma curva. Sendo assim, no automobilismo é imperativo que esta teoria seja aplicada da melhor maneira possível. No momento de tangência, você já deve estar na velocidade ideal para entrar na curva e isto se faz na reta que antecede a mesma ao se aplicar os freios de forma suave e gradativa. Note que ao aplicar os freios, todo o peso do veículo estará sobre as rodas dianteiras, fazendo com que as rodas traseiras percam a aderência ideal.
Portanto, evite estancar os freios ou fazê-lo de maneira brusca, caso contrário, fatalmente você perderá a traseira do veículo, causando o que se conhece por derrapagem. No jargão comum costuma-se dizer que o veículo "saiu de bunda".Sua velocidade em direção ao Ponto de Tangência deve ser constante e a mais rápida possível. Não se preocupe se, no início, você não acertar a velocidade ideal pois a prática vai fazer com que você domine a técnica em pouco tempo.O relaxamento é importante para se concentrar a para aliviar as dores musculares durante os treinos. Aproveite as retas para relaxar as mãos. Se durante a pilotagem, você estiver tenso, você se cansará muito mais do que o normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário