segunda-feira, 9 de março de 2009

Dicas para meus amigos, ou inimigos quem sabe?? Última vez heim, aproveitem!

Pessoal,
Vai começar a 1° Etapa da Copa Kart, alguns mais experientes e outros menos ou ainda nunca andaram (não é Wagner?), aqui vai minha última dica, porque depois do dia 15/03 passamos a ser todos inimigos! AHAHA! “Como diz o Germano:” “Sorte na vida, azar na pista!”. No meu caso preciso sempre levar um terço e sal grosso para dar uma limpada no Kart antes de sentar, assim tiro o mal olhado (não é Edson?) ou qualquer energia negativa que possa ter.
A leitura pode ser cansativa para alguns, mas vale à pena ler (eu acho que vale!), não que lendo você vai ser o melhor piloto ou mesmo aprender de uma hora para a outra, mas quando você começar a parar de correr por “instinto de direção” e começar a PILOTAR, você vai lembrar-se de muitas dicas que escutou por ai!
Você quando começa no kart, você “Dirigi o kart”, acho que isso é instintivo no homem (nada contra mulheres) com o tempo você “Pilota o kart”, e isso só com o tempo, não tem outra maneira! Eu particularmente fico muito feliz em escutar do pessoal que aprendeu ou está aprendendo como o Fernando, por exemplo, que nunca tinha andado de kart e dizer: “ Rodei uma vez só! Estou melhorando” isso para outras pessoas seria o fim, estariam puto (eu por exemplo), porque fez merda e etc. Ou então iriam falar que o kart estava sem freio, alguém tocou sempre com desculpas no equipamento ou nos outros (não é Edu?).
São todos novos, alguns novos mais experientes outros não, mas no meio do ano iremos começar a ver a diferença, sabe o que vai ser legal? Uma prova sem ninguém rodar, sem ninguém errar, disputada do começo a fim, ai sim e esse dia vai chegar!
Quero ver a corrida só de mulheres como vai ser!
Tirando a brincadeiras, aqui algumas dicas de como pilotar um kart e tirar o seu melhor desempenho ou pelo menos tentar!
Para os menos avisados iremos correr no traçado 3 no dia 15/03, o mesmo do dia 25/01!
Tangência
Tangência é a menor distância entre dois pontos de uma curva (acho que todo mundo sabe). Sendo assim, no automobilismo é imperativo que esta teoria seja aplicada da melhor maneira possível.
Traçado na pista
A pilotagem deve ser o mais suave possível, evitando movimentos bruscos.
Para isso é necessário memorizar bem o circuito.Durante as curvas, evite fazer correções na trajetória. Procure andar de forma limpa, uniforme.O traçado deve ser o mais "retilíneo" possível, reduzindo ao máximo a força centrípeta (aumento do raio, é assim que escreve? Ou seria essa palavra mesmo), podendo-se assim aumentar-se à velocidade. O ponto de aceleração e de freada depende de cada curva, mas basicamente deve-se frear antes de começar a fazer a curva para evitar que o kart solte. O ponto ideal de aceleração é no centro da curva.
Debaixo de Chuva
O traçado de chuva deve ser exatamente o contrário do normal. A idéia é escapar da trilha de borracha formada na pista. Esta trilha se forma onde é mais comum os karts passarem, ou seja, no traçado normal, e com água, borracha + borracha = 0 de atrito... Então deve-se fazer um traçado no qual se cruza a borracha e fazer a trajetória de chuva (ir por fora da faixa normal (borracha)).
Relaxamento
O relaxamento é importante para se concentrar a para aliviar as dores musculares durante os treinos. Aproveite as retas para relaxar as mãos. Se durante a pilotagem, você estiver tenso, você se cansará muito mais do que o normal. Lembre-se da frase: “Levar nas pontas dos dedos!”
Quebrando as costas no banco? (Essa vai para o Franco)
Para quem olha de fora parece fácil fazer as curvas do kartódromo com um kart. Mal sabe a pessoa que pensa isso que esse brinquedinho que pode chegar a 70 km/h ou 80 km/h e a gerar 1,3 G (1,3 vezes o peso do seu corpo) em uma curva! Sendo assim parece inevitável não sair lesionado. A primeira dica para minimizar estes estragos é usar algum equipamento que melhore isso.O banco do kart deve estar o mais justo possível do seu corpo, sem nenhum espaço entre você e o banco coisa que fica difícil de acontecer, já que andamos em kart de aluguel.Se você senta no banco e sente ele um pouco folgado, com 1 cm de espaço entre você e o banco, pode ter certeza, em uma curva esse "espacinho" se torna um "espação" de uns 5 cm e faz um estrago daqueles, e faz você se jogar de um lado pro outro feito pipoca, e lá se vão segundos preciosos, podem até achar que não mas você desconcentra, balança o kart e machuca as costas, veja o caso do Henrique que acabou saindo da Copa Kart por uma lesão na coluna, está certo que ele já tinha um problema e esse foi agravado, mas que pode machucar pode!Espumas
Uma boa dica é colocar espumas de alta densidade nas laterais do banco, ou se for o caso no banco todo! Comprar aquelas placas e sentar em cima protegendo as costas.
O metro cúbico da espuma custa muito barato, você paga R$ 0,75 por uma espuma de 50cm x 50cmm x 5cm
Coletes
A última, e melhor opção, é usar colete, que protege as laterais e as costas. Todas as pessoas que usam esses coletes APROVAM E INDICAM. O preço? Se você for direto em lojas especializadas custa entre R$ 60,00 e R$ 180,00, ficando a critério de cada um.
Agora se mesmo assim você continua sentindo dores, sorry, vão fazer musculação para fortalecer essa musculatura, ou pare de correr de kart!!
Bem é isso ai, espero que seja de algum proveito.
Abs e bom final de semana!

Um comentário:

  1. Muito bom esse post do Daniel, o pessoal devia ler, e tudo que ele escreveu tem muita dica :)
    Aconselho a soltar um pouco o pé antes de entrar na curva e depois acelerar, experimentem !! E o colete, tem uns mais baratos por R$ 30,00 porem são mais simples e nao protegem as costas apenas as laterais do tronco. aBRAÇOS!

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